Curiosidade: dois livros de parentes dos Beatles, uma tia e uma irmã


Dentro da extensa lista de livros sobre os Beatles (segundo dizem, são mais de 3 mil títulos diferentes, abordando os mais diversos aspectos do fenômeno), destacamos aqui dois volumes curiosos e interessantes, sobre dois parentes, um de John e um de George.

Tia Mimi – “Uma guitarra como hobby tudo bem, John, mas você nunca vai ganhar a vida com ela”. A sentença de Mary Elisabeth Smith, a Tia Mimi, nunca foi esquecida pelo sobrinho John Lennon. Tanto que, depois de rico e famoso, ele fez questão de reproduzi-la em uma placa e dá-la de presente à própria, como uma amarga ironia. A frase também foi aproveitada para intitular uma peculiar biografia dentro da cultura beatle, escrita pela britânica Kathy Burns, uma fã que acabou se tornando amiga.

Diferente da imagem de severa, amarga e distante patriarca que vem sendo disseminada em diversos livros e revistas, Burns descreve uma mulher que, embora convicta das suas idéias, também tinha um lado doce, terno e bastante influente na vida de John Lennon, que mantinha contato com ela (telefônico, principalmente depois que passou a viver nos EUA), solicitando sua opinião sobre diversos aspectos da sua vida.

O livro The Guitar’s All Right as a Hobby, John foi lançado em 2014 e encontra-se disponível na Amazon nos formatos kindle e brochura (ou paperback, para usar um termo mais “beatle”).

Louise Harrison – Já o My Kid Brother’s Band… a.k.a. The Beatles conta uma parte da vida do beatle George Harrison, do ponto de vista de sua irmã Louise Harrison. O volume, que conta com belas fotos da infância do “beatle calado”, revela curiosidades deliciosas, como por exemplo o fato de George ter sido o primeiro beatle a conhecer os EUA.

Ocorre que Louise, mais velha que George, se casou com um americano, indo morar na América bem antes do sucesso dos Beatles. Um ano antes da primeira turnê dos Fab nos EUA, em 1963, George a visitou, sozinho, tendo a primeira (e única) experiência de andar pelas ruas sem ser reconhecido e assediado pelos fãs – já que naquela ocasião os Beatles eram famosos apenas no Reino Unido.

O livro da Louise Harrison encontra-se também na Amazon, um pouco mais caro que o da Tia Mimi. Apesar dos dois livros não serem de fato essenciais, apresentam dois pontos de vista de pessoas intimamente ligadas aos Beatles: seus parentes.