20 produtos esquisitos (alguns muito bacanas) licenciados com a marca "The Beatles"

Com o crescimento da fama dos Beatles na Inglaterra, e a eminente projeção deles nos Estados Unidos, em 1963 foi criada a empresa Seltaeb, pelo empresário Nicky Byrne), com o objetivo de produzir objetos licenciados com a marca The Beatles oficialmente - produção iniciada tão logo foi feito o acordo comercial com a NEMS, empresa de Brian Epstein que gerenciava a carreira de Lennon, McCartney, Harrison e Starr. Já naquele ano, e no seguinte, a vida os fãs americanos foi invadida por uma variedade incrível de produtos: brinquedos, instrumentos, vestimentas, fantasias, cosméticos, roupas, acessórios e tudo que a imaginação dos empresários foi capaz de imaginar.

Alguns desses produtos são estranhos e inusitados. No entanto, atualmente, muitos deles alcançam preços inacreditáveis em leilões, sites e feiras dedicadas aos hard collectors (colecionadores dedicadíssimos e endinheirados), principalmente originais de 63-64 em perfeito estado. Destacamos aqui alguns deles.

Boneco de Bolhas do Ringo

Boneco esquisito, esse do Ringo Starr. Não me pergunte como funciona, mas segundo a descrição, trata-se de um brinquedo que, ao ser apertado (durante o banho), projeta uma bolha de sabão na boca - o que deve deixá-lo mais esquisito ainda.


Naftalina dos Beatles

 Sabe aquelas bolinhas brancas com cheiro forte, usadas como repelentes de insetos, principalmente baratas e traças? Esse foi um dos produtos vendidos nos EUA ostentando a marca e a foto dos Beatles. É interessante observar a ironia pelo fato da palavra "Beetles" significar "Besouros".

Meias de Nylon Beatles

Essa eu aposto que muitas meninas gostariam de usar, mesmo hoje em dia. Além da embalagem trazer foto, logotipo e reprodução dos autógrafos, as próprias meias traziam como ilustração (marca d'água) os rostos de John, Paul, George e Ringo.

Lenço de Seda

Um de meio metro quadrado com uma bela ilustração com motivos dos Beatles (fotos, instrumentos e autógrafos).

Bloco de Anotações Escolares

Uma boa maneira de manter em ordem os compromissos escolares, sob os olhares de John, Paul, Ringo e George.

Hairspray, Talco e Perfume

Na hora de sair para dar uns "pegas" na namorada, o jovem de 1963/1964 podia contar com esse simpático kit, com um spray bem útil para manter o formato do cabelo, talco e perfume para manter o cheirinho agradável. Tudo com logotipo e fotinhas dos Beatles. Pena que não dê pra sentir o cheiro pela Internet.

Catavento (galho)

Esse curioso brinquedinho envolve duas hélices e duas hastes (ou melhor, dois galhos). Consiste em esfregar uma haste na outra, fazendo as hélices rodarem em direções inversas, o que cria uma ligeira ilusão de ótica. E o melhor... só você e os Beatles sabem como fazer!

Pata Pata

Sabe aquelas escovas achatadas, que as pessoas (geralmente os homens) usam para dar um trato no cabelo rapidamente? As Pata Patas estão entre os produtos mais vendidos com o logotipo dos Beatles, tanto que existem tiragens dos anos 70 e 90.

Xícaras de Chá (conjunto de 4 peças)

Que tal sorver um chá no topo da cabeça do seu beatle favorito? É a função dessa coleção de xícaras dos Beatles produzido nos anos 80 por Stanlen J. Taylor, com o tema do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band.

Matriosca

Uma tradição russa adaptada ao mundo beatlemaníaco: 5 bonecos de madeira de assentamento (ficam sempre em pé) com os 5 Beatles em tamanho decrescente: John, Paul, George, Ringo e um simpático besouro (beetle). Esses exemplares que apareceram recentemente no eBay são pintados a mão.

Rádio/CD Player

Nos anos 60 era comum encontrar fãs com uma vitrolinha portátil e uma coleção de singles dos Beatles. Eram pequenas, fáceis de transportar e garantiam uma festinha em qualquer lugar. A diferença é que, ao invés do velho e bom vinil, esse produto limitado da Apple Corps (licenciado em 1998) trazia um conjunto de rádio e CD Player.

Decoração para bolos de aniversário

Produzidos em Hong Kong em 1964, esse kit com os bonecos e uma guitarra (de plástico) como já é de se imaginar, não era licenciado oficialmente. Isso faz dele um dos itens mais cobiçados e caros entre os colecionadores mais dedicados. Um exemplar bem conservado (inclusive a embalagem) pode valer algumas centenas de dólares.

Anéis luminosos

Esses itens de metal prateados eram o must nos anos 60. Na verdade, apenas refletiam a luz externa, revelando as mensagens de apresentação “I’m John”, “I’m Paul”, “I’m Ringo” e “I’m George”, além da palavra “Beatles.”

Fantasias dos Beatles

Para as crianças de 1964 havia esse pacote bem bolado com uma camisa de nylon (tamanho P), acompanhado de uma máscara "com cabelo de verdade" de John, Paul, George e Ringo.

Animatronics Paul e Linda

Nos anos 70 foram produzidos esses raríssimos puppets do casal Paul McCartney e Linda Eastman, em tiragem limitada modelados, montados e pintados manualmente. Os bonecos tinham um aspecto levemente assustador, mas mesmo assim garantem boa cotação nos sites e feiras de colecionadores ao redor do mundo.

Instrumentos de brinquedo

Muitas crianças ouviram os Beatles acompanhando-os com esse par de bongôs de brinquedos produzidos em 1964. A mesma empresa também produziu guitarras, ukeleles, banjos e até uma mini-bateria com a marca The Beatles. Em feiras de colecionadores, um exemplar produzido entre 1964-1966 em perfeito estado pode alcançar a cifra de 10 mil dólares!

Forma de Gelo Yellow Submarine

Lançado em 1968, a animação Yellow Submarine é a inspiração para essa forma de gelo, também usada para criar doces e balas chocolates no formato do simpático veículo aquático. Ainda hoje é produzido e vendido em sites temáticos.

Necessaire

Lançado em 9 cores diferentes, feita de vinil, era direcionada aos estudantes, que podiam guardar canetas, lápis, borrachas e outros materiais escolares. A mesma empresa (Standard Plastic Products) também fabricava uma lancheira muito fofa, copiada e relançada até os dias atuais.

Fita Adesiva

É o nosso popular "Durex", só que com marca-d'água dos Beatles.

Gravata Oficial

Difícil decidir se é uma gravata estilo country ou cadarços com uma abotoadura. Mas o fato é que trata-se de um objeto curioso - até porque, nunca vi nenhuma foto deles usando tal apetrecho... apesar de ser licenciado pela Seltaeb, conforme a própria embalagem indica.